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O que é Alimentação Saudável?

Recentemente o Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard, definiu a alimentação saudável como "O ato de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem física e intelectualmente". 

Sabemos que ter uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável. A adoção de hábitos alimentares saudáveis previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida como um todo. Alimentação saudável é se adotar uma dieta equilibrada, composta de proteínas, carboidratos, lipídios, fibras, vitaminas e minerais. Para que isso se torne realidade, necessitamos adotar  uma dieta variada, que contenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Assim, para uma pessoa suprir suas necessidades nutricionais é necessário haver a combinação de vários alimentos, pois alguns nutrientes estão mais concentrados mais em um determinado grupo de alimentos do que em outro. É importante lembrar que ao longo da vida, mediante a idade, as necessidades nutricionais do indivíduo se modificam e sofrem alterações, de acordo com o estilo de vida e a taxa de metabolismo individual de cada um.

A importância da alimentação equilibrada é tanta que os principais "nutrientes protetores" só funcionam quando consumidos por meio dos alimentos. Portanto, a ingestão de vitaminas em comprimidos não substitui uma boa alimentação.

Muitos componentes da nossa alimentação são associados ao desenvolvimento de doenças, como o câncer, doenças cardíacas, obesidade, diabetes e outras tantas enfermidades crônicas como hipertensão e dislipidemia, dentre outras. Por isso, alimentos ricos em gorduras e açúcares simples devem ser ingeridos sempre com moderação.

Preparação dos alimentos

A forma de preparação dos alimentos também influenciam no risco de se adquirir doenças. O ato de fritar, grelhar ou preparar alimentos na brasa e em temperaturas muito elevadas pode certamente favorecer o aparecimento de compostos químicos e orgânicos que aumentam exponencialmente o risco de adquirirmos câncer de estômago, por exemplo. Por isso, métodos de cozimento que usam baixas temperaturas como vapor, fervura, ensopados, guisados, cozidos ou assados são sempre escolhas mais saudáveis.

Diante da preocupação com o aumento de doenças crônicas, o Ministério da Saúde lançou o Guia da Alimentação Saudável

Neste Guia, estão os dez passos para uma alimentação mais saudável:

  1. - Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem à saúde.
  2. - Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis.
  3. - Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.
  4. - Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.
  5. - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
  6. - Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
  7. - Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
  8. - Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.
  9. - Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos em sua forma mais natural.
  10. - Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

  11. Um dos grandes sucessos de uma vida saudável é manter-se em um peso ideal, o que se consegue através da individualização do plano alimentar através de uma visita ao Nutricionista, respeitando-se necessidades nutricionais, hábitos alimentares, estado fisiológico, atividade física, medicação e situação socioeconômica.

Lembre-se: Os bons hábitos alimentares vão funcionar como fator protetor, se forem adotados ao longo da vida!




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